A Etec Professora Ilza Nascimento Pintus iniciou suas atividades no 2º semestre de 2008, através do Decreto nº 53.450 de 18/09/2008, com a designação de diretor pro tempore, publicada no Diário Oficial de 10/09/2008, do primeiro diretor, o Professor Geraldo José Lombardi de Souza.
Esse início foi delineado a partir da implantação dos Cursos Técnicos em Administração, Automação Industrial e Informática, cujas turmas completaram os três módulos no final de 2009. Estes cursos iniciaram-se através de parceria com o Centro Paula Souza e Prefeitura de São José dos Campos, como classes descentralizadas da Etec Machado de Assis (Caçapava), funcionando nos períodos vespertino e noturno.
No 1º semestre de 2009 iniciou-se o Ensino Médio no período da manhã com três turmas, com a primeira turma de formandos em 2011.
Em processo de expansão, no 2º semestre de 2009, a Etec Professora Ilza Nascimento Pintus estendeu seus cursos técnicos com mais dois cursos: Transações Imobiliárias e Contabilidade em salas ociosas na Escola Estadual Professor José Vieira Macedo.
Em 22 de fevereiro de 2010, com a saída do diretor Prof. Geraldo José Lombardi de Souza, foi designada como diretora pro tempore com acúmulo de função, sem remuneração, a supervisora regional Profa. Maria Thereza Ferreira Cyrino.
Conforme designação, publicada em 22/03/2010, a Profª Regina Célia da Costa Jardim passou a exercer a função de diretor da ETEc, em caráter pro tempore. Após processo eleitoral, a Profª Regina Célia da Costa Jardim foi nomeada como a primeira Diretora eleita da Etec Professora Ilza Nascimento Pintus.
No 2º semestre de 2010, a Etec passou a oferecer os cursos semipresenciais do Telecurso Tec: Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria.
No 1º semestre de 2011, a Etec incluiu o Curso Técnico em Logística (noturno) na Extensão Vieira Macedo, o Pós-técnico em Java (matutino) e Administração na EE Irmã Zoé, em Paraibuna.
No 1º semestre de 2012, iniciamos a primeira turma de Técnico em Marketing na Classe descentralizada na EE Prof. José Vieira Macedo, a 2ª turma de Técnico em Administração na EMEF Irmã Zoé, a primeira turma de Técnico em Administração Empresarial no Telecurso Tec, como também a primeira turma de Técnico em Informática para Internet, no período matutino.
Em 2012, com o lançamento do Programa Rede ETIM, iniciamos turmas do referido programa:
Classe descentralizada E.E. Profº José Vieira Macedo;
A clientela da unidade escolar é bastante heterogênea, pois atendemos alunos das diversas zonas de São José dos Campos e também das cidades circunvizinhas como: Jacareí, Caçapava, Santa Branca, Igaratá entre outras.
A Profª Vera Lúcia da Silva Maito foi nomeada como diretora pro tempore (fev/2014 - jul/2015), assim, a Etec Professora Ilza Nascimento Pintus consolidou sua história através de uma gestão pedagógica participativa com ênfase no ensino-aprendizagem, devidamente articulado à vocação e contexto local, proporcionando a formação de profissionais e ampliando a sua oferta de educação profissional à comunidade em geral.
O Profº Gilson dos Anjos Ribeiro foi eleito diretor por um período de 4 anos dando continuidade a uma gestão pedagógica participativa com ênfase na metodologia de ensino aprendizagem com foco na redução da perda discente.
Em 2018, dando continuidade à Gestão o Prof. Gilson dos Anjos Ribeiro, desenvolveu projetos interdisciplinares, ampliando as visitas técnicas, implantando o protagonismo juvenil, assim como novas metodologias de aprendizagem. Ampliando as parcerias e resultando num excente resultado de redução de perdas discentes.
A Unidade também participa de projetos institucionais como o Robótica Paula Souza - Unidade POLO, que apresenta reflexo das participações dos alunos nas diferentes categorias de competições, proporcionado uma melhora das participações em sala de aula nos componentes curriculares relacionados a programação e no uso de hardware para automação, bem como o aumento na participação em diferentes eventos (internos e externos), divulgando a robótica educacional.
No ano de 2018 a unidade de São José dos Campos completou 10 anos de trabalho no sentido de formar técnicos competentes para o mercado de trabalho. A Gestão comemorou a data com um evento solene que contou com a participação de várias autoridades da região, assim como todo o corpo docente e discente.
Em março de 2020 iniciamos as aulas online devido à necessidade do isolamento social, as práticas pedagógicas estão bem diversificadas para podermos desenvolver as competências da melhor forma. Neste mesmo ano foi implantada duas salas na extensão EE João Cursino na modalidade Híbrida, as aulas foram ministradas integralmente pela plataforma Teams, diariamente.
Em 2021 foi ampliado o número de extensões na modalidade híbrida, com a EE Maria Liza, EE Alceu Maynard, EE Maria Aparecida Veríssimo Ramos e EE José Vieira Macedo. No primeiro semestre as parceiras estavam no modelo híbrido e a Etec no remoto, a partir de agosto as parceiras já estavam com 50% ou mais de alunos por sala e as aulas técnicas e do Etim estavam no modelo híbrido, com 33% de alunos por sala. Professores e alunos estavam no presencial e no remoto, continuando a utilização da plataforma Teams, sempre respeitando os protocolos sanitários de saúde pública para não aumentar a contaminação pelo Covid-19, até que em outubro, retornamos com 100% de alunos e professores e com a utilização de máscaras faciais e álcool e gel, por todos os espaços da escola, inclusive em sala de aula e setor administrativo. Trabalhamos com 12 turmas na modalidade Hibrido.
Em 2022, iniciou com dois cursos no modelo Intercomplementar PEI 9 - Parceria com SEE, a EE Prof. Estevam Ferri.
Em 2023, expandiu a parceria com a SEDUC, na EE Joaquim de Moura Candelária, com o curso de administração e na EE Deputado Benedito Matarazzo com duas turmas de administração.
A Professora Ilza Nascimento Pintus nasceu em São José dos Campos, São Paulo, no dia 16 de março de 1933, filha de Benedito José do Nascimento e de Benedita de Faria. Casou-se com Angelo Belmiro Pintus, Funcionário Público do CTA - Centro Técnico Aeroespacial e, da união, tiveram os filhos Angelo Rubens Pintus, 1956 - Engenheiro Civil e Educador Social da FUNDHAS - Fundação Hélio Augusto de Souza; Mariângela PintusGonçalves da Costa, 1958 - Professora e Bacharel em Direito e Gisele Maria PintusPereira, 1960 - Pedagoga e Professora aposentada na função de Coordenadora de Eventos no CEDEMP - Centro de Educação Empreendedora da Secretaria Municipal de Educação de SJCampos.
Em 1952, com intensa dedicação aos estudos, Ilza concluiu o Curso de Magistério no Colégio Coronel João Cursino, determinada a vencer todas as dificuldades financeiras por meio do pleito à Bolsa de Estudos, que era oferecida somente ao aluno que obtivesse as melhores notas da turma. Iniciou a carreira em 1953, como Professora-Substituta no Grupo Escolar Santana do Paraíba, em São José dos Campos, até que no ano de 1956 foi nomeada, em caráter efetivo, para a 1ª Escola Mista do Bairro Gleba Seca de Cima, Município de Dracena que, naquela época, fazia divisa com o Estado de Mato Grosso. Devido à distância da escola precisou deixar seu primogênito, de apenas um mês, aos cuidados de sua mãe e da sua irmã, por um ano, quando foi removida, por ConcursoPúblico, para a Escola Mista do Bairro Parateí de Baixo em Jacareí e, em 1958, finalmente, como Professora-Efetiva na EEPG Marechal Rondon, em São José dos Campos, Escola em que trabalhou por oito anos. Em 1967, assumiu o cargo de Auxiliar de Diretor na EEPG Olímpio Catão permanecendo na função até 1984, quando esta se aposentou. Nesses dezessete anos responsabilizou-se pela Admissão e Frequência de todos os Professores das Escolas Rurais de São José dos Campos. Em 1970 foi Professora do Curso Noturno de Adultos na Vila São Pedro e, no Olímpio Catão, exerceu as funções de Orientadora Pedagógica em 1971 e de Diretora nos dois anos subsequentes.
Prestou relevantes serviços às Escolas Estaduais do Município, dentre os quais se destacam: participações como membro na Comissão do Censo Escolar, Exames de Admissão ao Ginásio e de Ingresso para Professores Primários do Estado de São Paulo.
Na função de Diretora, em 1972, organizou as festividades de Aniversário dos 75 anos do Olímpio Catão em comemoração ao Jubileu de Brilhante da primeira Escola de São José dos Campos. Com entusiasmo, jovialidade e positivismo, que lhe eram peculiares, descreveu o perfil da Escola ao Poeta e Repentista Jansen Filho e ao Professor Renato Barreto Ramos, que brilhantemente, compuseram respectivamente a melodia e letra do Hino, sonho idealizado e concretizado por ela.
Faleceu em Santa Catarina, na Cidade de Florianópolis, aos 21 dias do mês de outubro de 2008, com 75 anos, à luz do próprio Jubileu de Brilhante deixando três filhos, cinco netos, duas bisnetas, muitos amigos e exemplos de companheirismo, amor à vida e de caráter, dignos de serem seguidos.
Gisele M. Pintus Pereira
21 de outubro de 2015.